Logo
SOWILO Publicidade +55 22 2645-4737
WhatsApp: +55 22 98833-5000

logo

 

fototeixaeiraesousaTRANSCRIÇÃO

Aos nove dias do mez de Abril de mil oito centos e doze annos, nesta Freguezia de Cabo-Frio, baptizou solennemente e poz os Santos Óleos o Reverendo Coadjuntor Caetano Peres [Pires] Gameiro, ao innocente Antonio, nascido aos trinta de Março, filho legítimo de Manoel Gonçalves e de Anna Teixeira, ambos pardos forros e naturaes desta Freguesia. Foi Padrinho Antonio de Souza, por procuração que apresentou João da Sylva Porto e Protectora Nossa Senhora. Do que para constar fiz este assento que a
O Vigário Manuel de Almeida Barreto.

 Livro de Batismo de Escravos e Livres da Freguesia de Nossa Senhora da Assumpção de Cabo Frio- 1803-1832. Livro 7, Fl. 94. Arquivo da Arquidiocese de Niterói.
Transcrição Rose Fernandes. 2012.

A primeira biografia de Teixeira e Sousa foi publicada por Joaquim Norberto de Sousa e Silva em 1876, num momento em que o Rio de Janeiro parecia um caldeirão político em ebulição e uma palavra mal colocada poderia ser sinal de comprometimento. O objetivo principal do biógrafo era divulgar a obra literária de Teixeira e Sousa. Ele não se preocupou em ressaltar os dados pessoais do autor. Assim, omitiu algumas informações importantes hoje para nós, destacando outras que na época lhe pareciam “politicamente corretas”

carnaval2012encimadahoramoradadosambapostTexto Anuário Cabo Frio
– 2012 -

Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Cabo Frio
Breve relato de três décadas de emoção e paixão pelo samba cabo-friense.
1980/2012

João Felix

Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Cabo Frio
Breve relato de três décadas de emoção e paixão pelo samba cabo-friense.
1980/2012

Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Cabo Frio
Breve relato de três décadas de emoção e paixão pelo samba cabo-friense.
1980/2012
Os resultados dos desfiles na sua maioria sempre foram bem aceitos pelos sambistas e torcedores das agremiações, mais não vamos poder deixar de lembrar as exceções que muito criaram polemicas e confusões nos resultados. Podemos dizer que os resultados de uma atividade competitiva como carnaval mesmo sendo genuinamente cultural o momento da apuração dos quesitos tornam os membros da diretoria, foliões e torcedores das agremiações em verdadeiras caixas de emoções acumuladas, prontas para deixar transparecer seu estado máximo entre a alegria e tristeza, felicidade e ódio, mais, com tudo na vida esse estado emocional tem um tempo curto como o tempo de um desfile que dura no máximo setenta minutos

Largo da Matriz Cabo Frio

Ao chegar a Cabo Frio, em 1616, Estevão Gomes dirigiu-se á fortaleza de Santo Inácio para assumir o comando e passar a tropa em revista.

Provavelmente, dirigiu-se, para o local onde pretendia dar início a cidade de Nossa Senhora de Assunção de Cabo frio, como está designada na primeira carta de sesma-ria a Generosa Salgado, no ano de 1616.

A localização do sítio da nova povoação portuguesa no Bairro da Passagem está apontada na petição da segunda sesmaria solicitada pelo colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro, em 1617.

O padre reitor justifica o pedido de terras, pela urgência que o rei de Portugal tem nesta povoação. Pedem que o limite da sesmaria seja considerado a partir do “esteiro defronte da camboa que está defronte a cidade”.

O único “esteiro” existente no Itajuru, localizava-se na primeira seção.

A “Camboa” ou “Apicu, cujo significado em tupi é local arenoso e baixo, coberto pelas

águas das marés, é identificado na “Planta da Cidade de Cabo frio” desenhada em 1778 e que se encontra na mapoteca do Serviço Geográfico do

Bairro Portinho Cabo FrioO Portinho recebeu este nome devido a um pequeno porto que havia próximo a Casa Grande. Neste porto as barcaças de sal ancoravam carregadas com o sal que era pro-duzido por toda Lagoa de Araruama e especialmente no Bairro. 

Uma das famílias tradicionais do local foi à família do Coronel Ferreira, hoje home-nageado com o nome em uma das principais ruas do bairro. O Coronel era um grande líder político na cidade e proprietário das terras do Portinho ele foi também chefe da banda dos Jagunços rival da Banda dos Liras. Outra família tradicional foi a família Gago que até hoje reside no Bairro. Sr. Luiz Gago, popularmente conhecido por seu Lulu, foi um dos proprietários deste porto e das salinas.

A produção de cal em Cabo Frio também foi intensa e o porto local era abastecido com o produto que era transportado de navios para o Rio de Janeiro e para o sul do País. Em 1904 com o incremento da produção salineira e caeira foi necessário a aber-tura de canais para facilitar o escoamento do produto, na ocasião o engenheiro Leger

Ilha do Cabo FrioHá pouco mais de dois meses de se comemorar os 400 anos de fundação de Cabo Frio, a maior parte de seus moradores desconhece que a origem do nome da povoação fundada na data de 13 de novembro de 1615, vem do majestoso acidente geográfico do Atlântico Meridional que se encontra posicionado exatamente na ponta(cabo) do continente onde ocorre a mudança abrupta da costa da Região Sudeste.

Estamos nos referindo a montanhosa Ilha do Cabo Frio, um dos grandes símbolos ambientais nacionais a ser envolvido pelo raro fenômeno da Ressurgência, possuindo uma relevância histórica para o País e para o Mundo e que encontra-se inserida na antiga costa fornecedora de pau-brasil.

Esta ilha participou do processo histórico que originou o nascimento da mais antiga cidade do norte fluminense, a matriz de muitas outras (O território atribuído originalmente a Capitania Real de Cabo Frio engloba hoje 45 municípios). Portanto, através do presente artigo, daremos início a um abaixo assinado através da Avaaz, solicitando a Unesco/Comitê do Patrimônio Mundial, o tombamento do conjunto formado pela Ilha do Cabo Frio como “Patrimônio Cultural e Natural do Mundo” e da

Porque estamos comemorando os 400 anos da Paróquia de N. S. da Assunção? 

Cabo Frio está na lista dez das cidades mais antigas do Brasil.

Em 1822, quando o Brasil se tornou independente de Portugal, havia 225 aglomerados urbanos, mas apenas 13 deles possuíam categoria de Cidade. No Estado do Rio, havia apenas duas, Rio de Janeiro e Cabo Frio.

No ato de fundação destas cidades, também se fundavam suas Paróquias, e logo se designava o lugar da construção da Igreja Matriz, pois a administração eclesiástica acompanhava a evolução administrativa da coroa portuguesa que era realizada sob dois pilares, ou seja, o Conselho administrativo e a Igreja.   

O Conselho era considerado, órgão máximo, pois acumulava funções dos poderes executivo, legislativo e judiciário. A Igreja cuidava da vida espiritual e material da população, ministrando os serviços religiosos para a salvação de suas almas, uma necessidade primordial para a mentalidade da época, como também

fazia o trabalho de assistência social, através das irmandades religiosas.

Cabo Frio litoral do Novo MundoDo alto das dunas da Praia do Forte consigo observar toda dimensão da enseada, vigiada pelo Forte São Matheus, com seus canhões apontando para o mar, por séculos.

O noroeste bate forte e eleva os grãos de areia espetando minha pele,  que confortada pelo próprio vento, se arrepia como se fosse tocada de um jeito carinhoso.

Penso no que sentiu Vespúcio, quando por aqui chegou. Ele talvez tenha arrancado as botas, arremessando-as para longe e, com enorme sentimento de liberdade,  pisou na fina areia da praia. E de tão macia que ela era, achou que caminhava nas nuvens. Teria, então o português, divagado sobre, com que capricho, Deus, usando nanquim e pincéis de crina de alazão, pintou este pedacinho de litoral do Novo Mundo.

E depois de dar alguns passos, notou sua própria imagem refletida no espelho d’água, formado pelo recuo da maré da tarde. Não conseguiu resistir e, olhando para o horizonte, ajoelhou-se para reverenciar o pôr do sol

Camara Municipal de Cabo FrioA Construção

O 1° prédio da Câmara Municipal de Cabo Frio foi erguido entre 1660e 1661, durante o governo do Capitão-Mor José Varela, e se localizava na antiga Rua Direita atualmente Rua Érico Coelho.

A casa era um sobrado dividido em duas salas, uma para sessões da câmara, outra para audiências do Juiz, nesta sala havia um xadrez separado que servia de prisão e por baixo dela duas enxovias. Em 1833 o sobrado encontra-se em péssimo estado e provisoriamente aluga-se a casa do Sr. Joaquim Manoel Moreira, onde fica até mais ou menos 1840, quando se transfere para a casa do Sr. Joaquim Carvalho da Malta, na Av. Assunção onde funcionou por vinte anos, servindo nesse período como arquivo, aposentadoria do Juiz de Direito da Comarca, Salão de bailes nacionais e até como enfermaria em 1856, para os doentes pobres afetados pela cólera. Em 1860 por acharem que a casa não oferecia mais segurança, muda-se então para a casa do presidente Dr. Francisco Manoel Soares de Souza, por um período de dois anos,

Marcados para ViverVigorosos, tenazes e especialmente belos

Os Peixes-de-bico sempre povoaram o imaginário da humanidade, como fez como o escritor Ernest Hemingway e seu romance O Velho e o Mar, onde descreve a luta entre um pescador e um Marlim-azul num embate entre o homem e as forças da natureza.

Esses peixes realizam longas viagens pelo oceano, comprovada com a colocação de marcas que permitem o acompanhamento de sua movimentação. A possibilidade de traçar o caminho exato de um Marlim por meio das marcar eletrônicas é uma grande conquista para a ciência, que agora, associada ao

Os iates à vela, mais popularmente chamados de barcaças ou lanchas, faziam o transporte do sal de toda região. Em tempos mais remotos eram também chamadas de faluas, termo este caracteristicamente português. Nesta época, o canal do Itajuru ficava todo enfeitado com as velas destes barcos içadas para secarem ao vento. As lanchas mediam cerca de 15 metros de comprimento, possuíam dois mastros de seis metros de altura. As velas mediam 70 metros quadrados com três panos: vela de estage, latina e vela grande. Essas lanchas levavam no mínimo duas pessoas, e traziam até 29 toneladas de sal por viagem. Elas possuíam também um porão na proa com três camas. Na popa havia um depósito de água chamado de jarra e um compartimento para armazenar mantimentos e lenha.

Nossos patrocinadores

Seção especial para os patrocinadores do nosso site. Publique seu anúncio aqui também.