2X Publicidade Ltda.Todos os direitos reservados. Fixo: +55 22 2645-4737 WhatsApp +55 22 98833-5000 contatos@regiaodoslagos.com.br
BANNER 728x90

Posts da categoria 'Meio Ambiente - Região dos Lagos'

A Laguna de Araruama e as Aves

Laguna de AraruamaA Laguna Araruama localiza-se na baixada litorânea da Região dos Lagos, é o maior ecossistema lagunar hipersalino do mundo, forjada em meio a uma zona semiárida influenciada pelo raro fenômeno oceanográfico da ressurgência, decorrente do regime de ventos locais, que fazem com que as águas oceânicas profundas geladas aflorem, nutrindo o ambiente, determinando o clima e o tipo de vegetação.Margeiam os municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Araruama e Saquarema em 210 km², com 40 km de comprimento, largura máxima de 13 km, profundidade média de 3 metros e máxima de 17 metros.

Formada por deposições sedimentares decorrentes de processos costeiros de regressão e transgressão marinhas, mantém ligação permanente com o mar através do Canal Itajuru.

Continue a ler
Questão de Escolha

Questão de EscolhaNos países em desenvolvimento, investidores externos estão se acotovelando para garantir o acesso a terrapara a produção de alimento e a preocupação com o meio ambiente coloca o agronegócio no centro dasatenções dos debates ambientais, entretanto, há outras questões indispensáveis em torno dasustentabilidade e segurança alimentar que devem ser consideradas.Aprendi que o meio é quem molda e até define o destino dos seres, dos indivíduos, que somos produto do

Continue a ler
Marcados para Viver

Marcados para ViverVigorosos, tenazes e especialmente belos

Os Peixes-de-bico sempre povoaram o imaginário da humanidade, como fez como o escritor Ernest Hemingway e seu romance O Velho e o Mar, onde descreve a luta entre um pescador e um Marlim-azul num embate entre o homem e as forças da natureza.

Esses peixes realizam longas viagens pelo oceano, comprovada com a colocação de marcas que permitem o acompanhamento de sua movimentação. A possibilidade de traçar o caminho exato de um Marlim por meio das marcar eletrônicas é uma grande conquista para a ciência, que agora, associada ao

Continue a ler
Contaminação Biológica

Contaminação BiológicaTamanho é o potencial das espécies exóticas em modificar ambientes naturais que as plantas invasoras são consideradas a segunda maior ameaça mundial à biodiversidade, perdendo apenas para a destruição de habitats pela exploração humana.

Cada espécie tem o seu nicho ecológico, seus pré-requisitos básicos para ocupar determinado ecossistema, sendo fundamental que todos esses requisitos estejam lá disponíveis, para que ela possa então se estabelecer. Duas espécies de mesmo nicho ecológico não podem ocorrer no mesmo ecossistema, se assim for, uma delas, a menos apta, deverá ser expulsa ou extinta.

A toda hora espécies estão migrando, o problema maior está quando o homem introduz uma espécie exótica em um ambiente natural. Ao chegara uma nova região, a espécie exótica já traz consigo as suas exigências ecológicas, que, obrigatoriamente, terão que ser atendidas. Vamos considerar que a região apresenta o nicho ocupado por outra espécie menos apta na exploração dos recursos do que pela espécie invasora introduzida.

Possivelmente deverá ocorrer ali à extinção da espécie nativa por exclusão

Continue a ler
Desenvolvimento Sustentável da Pesca de Atuns e Afins no Brasil

Tem como objetivo contribuir com a governabilidade e sustentabilidade da cadeia produtiva pesqueira nacional, através de atividades desenvolvidas na promoção do desenvolvimento progressivo de cientistas e gestores que trabalham com os tunídeos e afins no país.

Nos últimos anos, todo o monitoramento da atividade brasileira de pesca de atuns e afins fora realizado através de convênios entre o Ministério da Pesca e Aquacultura e instituições de pesquisa onde trabalhavam pesquisadores membros do Subcomitê Científico do Comitê Consultivo Permanente de Gestão sobre Atuns e Afins, que trabalhavam na coleta e análise dos dados provenientes destas pescarias. E o sistema de Mapas de Bordo é uma das mais importantes fontes de informação disponíveis para o monitoramento do esforço de pesca.

As informações pesqueiras coletadas são aportadas na Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns e Afins do Oceano Atlântico pelo Ministério da Pesca e Aquacultura acrescido de dados biológicos e de comprimento para as espécies em cumprimento as obrigações assumidas pelo Brasil mediante os termos da convenção da qual é signatário perante o direito internacional. Permitindo uma boa governabilidade sobre a cadeia produtiva e corroborando para as relações do país com

Continue a ler

Visitantes on-line

Temos 143 visitantes e Nenhum membro online

Estatísticas

Visitantes
604
Artigos
144
Acessos
3140842
Cron Job Iniciado