Banner cabeçalho

Festival de Vinhos - Rio das Ostras

Uma viagem cultural para amentes do vinho

Um dos maiores eventos de vinhos para consumidor final do Brasil vai acontecer em Rio das Ostras no dia 24 de outubro, no Centro de Convenções Vilarejo em Rio das Ostras

Merlot, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Teroldego, Sangiovese, etc. Para os que sabem identificar as diferenças, e para os que morrem de curiosidade e desejam entender mais, vem aí uma oportunidade incrível para apreender sobre o mundo de Baco (Deus do Vinho), degustar mais de 100 rótulos de vinhos e participar de degustações VIP’s, com vinhos raros e algumas ‘’verticais”, apresentadas por personalidades do mundo do vinho.

O 4º Festival de Vinhos de Rio das Ostras, tradicional evento enogastronômico da Região dos Lagos, acontecerá no dia 24 de outubro, no Centro de Convenções do Vilarejo Praia Hotel, em Rio das Ostras. O Festival é organizado por uma das maiores lojas de vinhos do Estado do Rio de Janeiro, a Adega Cocoricó e conta com a presença das mais renomadas empresas do setor: Casa Valduga, Lidio Carraro, Pizzato, Villaggio Grando, Domno do Brasil, Casa Flora, Vitoria Foods, Mena Kaho e Casa de Madeira.
A primeira edição aconteceu em 2012, fruto de uma parceria entre a Adega Cocoricó e a Famiglia Valduga. O evento vem se firmando como um dos mais importantes do setor, colaborando com a difusão e fortalecimento

da cultura do vinho. Este ano, a Adega Cocoricó em parceria com a Vinícola Pizzato estará realizando uma Aula de Serviço, que será ministrada pela enóloga Jane Pizzato aos garçons da cidade, visando uma melhora na qualidade do atendimento à mesa, nos estabelecimentos da Região dos Lagos.

De acordo com a organizadora, Vivian Maia, este ano o festival terá um crescimento estimado de 50% em relação a última edição. ‘’Temos uma expectativa de público acima de 1.000 pessoas, são pessoas com os mais diversos níveis de conhecimento do assunto”, disse a proprietária da Adega Cocoricó que afirma ainda que o público da cidade de Rio das Ostras prestigia o festival, representando 60% dos presentes e que os demais participantes são em geral de outras cidades do estado, bem como membros de confrarias de todo o Brasil.

O evento proporciona aos participantes, uma degustação de mais de 100 rótulos de diversos países sempre apresentados pelos enólogos ou sommeliers das empresas, este contato do público com as personalidades do mundo do vinho é uma das melhores formas de aprendizado que o consumidor pode ter.

O Festival de Vinhos de Rio das Ostras é hoje considerado por muitos como um dos maiores eventos do setor destinado ao consumidor final. “O Festival vem superando as expectativas a cada edição e traz ao público a presença de importantes produtores do Brasil e do exterior. A Lidio Carraro acredita, apoia e sempre estará presente neste evento maravilhoso’’, diz Juliano Carraro, enólogo e diretor comercial da Vinícola Lidio Carraro. Participante desde a 1ª edição, Juciane Casagrande, diretora do Grupo Famiglia Valduga, compartilha da mesma opinião. “Parabéns pelo sucesso das edições anteriores que sempre foram maravilhosas e melhoraram a cada ano. Estaremos aí com vocês”, frisou. O festival conta com um índice de reincidência de participação dos produtores acima de 95%, e todos deram grandes depoimentos sobre o festival, e podem ser vistos no site oficial www.festivaldevinhos.com.

Os idealizadores do festival pontuam diversos fatores que contribuem com esse sucesso. “A grande variedade de rótulos de diversos produtores e países a disposição do consumidor para degustação, a presença de muitas personalidades do mundo do vinho, inclusive neste ano temos a presença confirmada de Daniel Místico, sommelier da Casa Valduga e um dos mais conceituados profissionais do vinho no Brasil, a realização de vários workshops e degustações VIP’s de vinhos raros e devido à parceria com as vinícolas e importadoras é oferecido aos participantes a oportunidade de compra de vinhos com preços bem abaixo do mercado. Todos estes fatores influem diretamente no sucesso do evento”, disse Leonardo Khouri, organizador do festival e empresário do ramo de vinhos.

Nesta edição, o evento vai acontecer numa estrutura preparada para receber eventos de grande porte, com ambientes climatizados e com capacidade para receber confortavelmente até 1.500 pessoas. Este ano o evento está com grandes novidades. No Espaço Criare será apresentado um Cooking Show com a Chef Jana Mendes e a Chocolatier Ane Fattori. Um dos momentos mais esperados é a apresentação da primeira Sommélier do Brasil, Deise Novakoski que ficou muito conhecida ao apresentar o programa Menu Confiança no GNT, onde ela harmonizava os pratos do Chef Claude Tragois. Deise fará um bate papo com o enólogo Márcio Mortari da Domno do Brasil sobre o futuro do vinho argentino, na visão da Bodega Vistalba. Tais apresentações irão acontecer a partir das 19h, em uma moderna cozinha montada no Espaço Criare.

Grandes degustações VIP’s acontecerão na edição de 2015, Jhonatan Marini enólogo da Casa Valduga irá apresentar a degustação ‘’Champenoise Experience”, onde os participantes irão acompanhar a criação de um grande espumante, finalizado dentro da sala e degustado pelos presentes. Haverá ainda grandes apresentações de diversas outras personalidades.
Uma das grandes atrações deste ano é o lançamento do vinho MAIA, elaborado exclusivamente para homenagear a trajetória da família Maia, no Brasil. Nicolau da Costa Maia, português, veio morar no país ainda jovem e sempre incentivou o consumo de vinhos nas refeições da família, tanto fez que sua neta Vivian Maia se tornou uma apaixonada por vinhos, empresária do setor e uma grande incentivadora da difusão da cultura do vinho. Este grande vinho, é um corte único, com uvas de Encruzilhada do Sul, sendo duas parcelas de Merlot e uma pequena parcela de Ancelotta. Apenas 1.800 garrafas foram produzidas sob a batuta da renomada enóloga Monica Rossetti, nas instalações da Vinícola Lidio Carraro em Bento Gonçalves/RS.

O evento conta ainda com o julgamento dos melhores vinhos do festival, onde 12 jurados técnicos e consumidores escolherão ‘’às cegas’’ os melhores produtos das cinco categorias: espumante brut, vinho branco, vinho tinto até R$ 50, vinho tinto estruturado e espumante Moscatel. Este concurso Top Five é realizado desde a 2ª edição em 2012 e neste ano será comandado pela Sommelière e Bartender Deise Novakoski.
Os presentes terão ainda a sua disposição uma farta mesa de queijos, antepastos, frios, além da tradicional e variada mesa de pães da padaria Laticínios de Rio das Ostras. Haverá ainda um Festival de Massas oferecido pelo restaurante Mundi Gourmet.

Os ingressos estão à venda pelo site oficial do evento www.festivaldevinhos.com ou diretamente na Adega Cocoricó, localizada na rua Paranaíba 3, Extensão do Bosque, Rio das Ostras/RJ. Mais informações e reservas de degustações VIP’s podem ser realizadas diretamente na Adega Cocoricó em Rio das Ostras ou através dos telefones (22) 2760-3419 / (22) 98818-2084, e pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Festival de Vinhos - Rio das Ostras

Cron Job Iniciado