Banner cabeçalho

CapacitaçãoSeamul promove palestras para capacitação de mulheres e ONGs

Cabo Frio - Região dos Lagos (RJ), 22 de setembro de 2015 – Na próxima segunda (28), das 8 às 17 horas, acontece na sede da Secretaria Adjunta da Mulher de Cabo Frio a segunda palestra com o tema “Elaboração de Projetos Sociais”. Com o objetivo de capacitar mulheres cabo-frienses, além de ONGs e instituições voltadas à defesa dos direitos da mulher, as palestras acontecem na sede da Seamul, na Rua Getúlio Vargas, 173, no bairro Parque Central (próximo à delegacia de mulheres de Cabo Frio). A primeira palestra do ciclo aconteceu ontem, e reuniu mais de 40 mulheres.

Segundo a secretária Príscila Porto, o ciclo de palestras acontecerá até o dia 30 de novembro, com profissionais capacitadas, e temas que visam ampliar a capacitação, principalmente, de ONGs e instituições que trabalham diretamente na defesa dos direitos da mulher.

- O processo de garantir políticas públicas para as mulheres ainda está engatinhando em todo o país, e em Cabo Frio não é
diferente, mas estamos tentando fazer a diferença. Na semana, por exemplo, realizamos a IV Conferência Municipal dos Direitos da Mulher com participação de mais de 100 mulheres representando

os mais diversos segmentos, raças e religiões, e agora demos início a este projeto de capacitação porque percebemos que é uma necessidade que existe e que temos condições de ajudar. Além disso temos feito muitos trabalhos dentro de comunidades carentes, trabalhos de combate à violência contra a mulher, de resgate da auto estima com o projeto Expresso da Beleza, de capacitação profissional com o artesanato, de valorização da saúde com médicos e nutricionistas, além de atendimentos com assistentes sociais e departamento jurídico – comentou a secretária.

Dentro deste ciclo de palestra, estão previstos ainda os seguintes temas: Orçamento e monitoramento de projetos sociais (8 e 15 de outubro); Cuidador de idosos (22 e 29 de outubro) e Captação de recursos (23 e 30 de novembro), sempre das 8 às 17 horas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na sede da Seamul (Rua Getúlio Vargas, 173, no bairro Parque Central - próximo à delegacia de mulheres de Cabo Frio).

Conferência define novas metas

Durante a IV Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, realizada na última semana no auditório principal da Universidade Veiga de Almeida, várias metas relevantes foram aprovados tanto a nível municipal, quanto estadual e federal. Entre eles a criação de um Fórum Livre de Mulheres para uma ampla discussão de questões relacionadas às políticas para mulheres (discussão, articulação de rede. Encaminhamentos, resoluções de problemas com reuniões mensais); a criação da Vara de Violência Doméstica e estabelecimento de um convênio /parceria entre a Secretaria da Mulher e a Universidade Veiga de Almeida para implementação do projeto Violeta; adequação do currículo escolar para garantir o conteúdo de formação em Políticas Públicas, Cidadania e Gênero, desde a educação infantil até o Ensino Médio, com inclusão de disciplina sobre combate à violência contra a mulher (já existente e em prática na grade curricular em Brasília); definição  de investimentos partidários nas campanhas políticas  de mulheres e suas diversidades, entre outros temas.

- Foi uma conferência bastante democrática com participação de mulheres representantes da sociedade civil, ONGs e entidades diversas, onde todos os temas propostos foram discutidos exaustivamente até se chegasse ao consenso da maioria, e onde pudemos eleger as delegadas que representarão o município da Conferência Estadual – explicou a secretária Príscila Porto.

Cron Job Iniciado