Banner cabeçalho

Cabo Frio vai assistir, pela primeira vez, na próxima segunda-feira, a partir das 20 horas, uma das mais tradicionais encenações  da Semana Santa,  a Procissão do Fogaréu, que vai reviver a “caçada” e a prisão de Jesus pelos soldados levitas.

A procissão vai  sair da  Matriz Auxiliar, às 20 horas, em direção a Igreja do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio, passando pela Rua Erico Coelho, no centro.

O cortejo será iluminado por tochas, conduzidas por  personagens vestidos de túnicas e capuzes pontiagudos, os chamados farricocos, tendo à frente  Judas, seguido por sacerdotes e soldados que vão acorrentar Jesus.

Leia mais:Semana Santa em Cabo Frio

Canoa Havaiana Canoa Havaiana

O Canal do Itajurú, em Cabo Frio, ganhou um colorido especial, neste domingo, com a disputa do Campeonato Regional de Canoas Havaianas, classe OC-6, organizado pela Associação Cabo Frio Outrigger Club, com total apoio da Prefeitura de Cabo Frio através das secretarias de Turismo e Esportes, Coordeadoria de Eventos e Guarda Marítima Ambiental.

A competição, foi disputada  em quatro categorias:

Mista MasterMista

OpenOpen Feminino

Open Masculino

Leia mais:Campeonato Regional de Canoas Havaianas

Cabo Frio

Será exibido em Cabo Frio.

Filme foi rodado na cidade em 1967, censurado pela ditadura e restaurado em 2015

Nesta sexta-feira, dia 31, às 19h30 acontece a 2ª Mostra Cinema no Museu, realizada pelo Mart. Depois de 50 anos será exibido o primeiro filme feito por um cineasta brasileiro em Cabo Frio: 'Antes, o Verão' (1968 / 80 min./Dir. Gerson Tavares).

O filme censurado pela Ditadura Militar foi restaurado apenas em 2015 pelo professor da UFF Rafael de Luna Freire. Nele atores consagrados da época como Norma Bengell e Jardel Filho.

"Era uma época diferente. Sartre era nosso guru, Antonioni o cineasta que eu mais gostava. Depois de passar por Espanha e França, comecei meus estudos de Cinema na Itália, no Centro Sperimentale di Cinematografia em 56.

Leia mais:Depois de 50 anos, 'Antes, o Verão'

Passagem

O Largo São Benedito será fechado ao trânsito de veículos todas as sextas, sábados, domingos e feriados, das 16h às 2h da madrugada, a partir desta sexta-feira (24). O objetivo é valorizar o polo gastronômico no coração do histórico bairro Passagem e proteger o patrimônio deste que é um dos mais bonitos e aprazíveis recantos da cidade.

A medida vai provocar mudanças no trânsito com a interdição de sete ruas no entorno do Largo: Maestro Clodomiro Guimarães de Oliveira, Almirante Tamandaré, Furtado, Beco do Furtado, Travessa Primeiro de Maio, Largo de São Benedito, atrás da Igreja de São Benedito, e Avenida Almirante Barroso, altura da Rua Manoel Barbosa.

Leia mais:Novo Polo Gastronômico da Passagem

Começa na próxima terça (21)

Evento tem o objetivo de divulgar a história do primeiro romancista brasileiro

Começa na próxima terça-feira (21) a 27ª Semana Teixeira e Sousa. O evento marca a história e a cultura do primeiro romancista brasileiro, natural de Cabo Frio, e está integrado ao Calendário Oficial do Município, através da Lei Municipal nº 1106/1991.

A Semana em homenagem ao poeta também faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual nº 6290, de 06 de julho de 2012.

De acordo com o Secretário de Cultura, Ricardo Machado, é importante ressaltar que o evento retorna esse ano, depois de ficar de fora do calendário no ano passado: ”Temos que ressaltar a importância de retomar a Semana Teixeira e Sousa. Ele é o precursor do romance no Brasil e nos dá hoje uma mobilidade cultural muito grande” – conta o secretário.

Leia mais:27ª Semana Teixeira e Sousa

Cinema no JardimTem primeira edição nesta sexta em Cabo Frio Mostra gratuita no MART exibe filmes 'Uma terra de todos' e 'A Noite dos Tempos'

Quantos retratos, imagens, ângulos, visões de mundo existem em Cabo Frio? Onde está sua memória, sua história, quem luta e quem se importa? Qual o sistema atual de dominação e qual o impacto dele em cada um de nós? - nos que vivem na cidade.    

Muitas dessas respostas, ou fragmentos delas, serão postas à luz nesta sexta-feira, dia 13. O Museu de Arte Religiosa (MART) exibe a primeira mostra Cinema no Jardim. Na programação exibição dos documentários 'Uma terra de todos' e 'A Noite dos Tempos'.

"Essa é a estreia, a primeira exibição pública do 'Uma Terra de Todos'.O filme faz um recorte da gestão da prefeitura pós deflagração da crise do petróleo e suas consequências para a população. Foram dois meses depesquisa junto aos funcionários da prefeitura, representantes de sindicatos, um historiador e uma memorialista da cidade. O filme tem como maior intuito construir uma memória crítica para Cabo Frio.

Leia mais:Cinema no Jardim

O cantor Aleh Ferreira se apresenta no Bar do Horto neste sábado (24), às 2h, com repertório que mescla MPB, soul, samba e groove. A música “Dona da Banca”, gravada em seu primeiro disco, fez parte da trilha sonora de “A Diarista (TV Globo)”, em 2004. Também teve composições em trilhas de cinema.

O artista prepara um CD gravado ao vivo e também um novo álbum solo. Em sua discografia constam trabalhos de sua composição direcionados ao Choro, estilo musical preferido pelo compositor.

O Bar do Horto fica na R. Porto Alegre, 100 - Palmeiras, Cabo Frio. A casa está aberta a partir das 21h30. Preço: R$ 10 feminina e R$20 masculina. Telefone: (22) 9.8170-5141.

Festival Literário Cabo FrioMART - Museu de Arte Religiosa e Tradicional.

Nesta quinta-feira (21) o MART- Museu de Arte Religiosa e Tradicional,  tem mais uma atração cultural para quem busca entretenimento e lazer de qualidade. Acontece a abertura do 1° Festival de Inverno Literário Cabofriense, às 18h30.

Um mega Festival Literário com uma vasta programação agregando várias artes e artistas locais, é essa a essência do evento. Serão muitas atividades como Tributo a Música Popular Brasileira, Programação Infantil, Feira Literária, Teatro, Música, Lançamentos de Livros e muito mais.

A programação nessa quinta-feira (21) conta com a apresentação de Junior Carriço e Sarah Dhy, cantando tributo a Tom Jobim e Vinicius de Moraes, também com a apresentação do Coral Despertar - Alegria de Viver e o Coletivo Gira Sol de Danças Circulares.

Outras atividades do evento ocorrerão durante toda a semana no MART e também na Casa de Cultura Charitas. O 1° Festival de

Leia mais:1° Festival de Inverno Literário Cabofriense

Jovens PianistasNascido em Belo Horizonte, em 1983, André Dolabella estudou no Brasil com os professores Robério Molinari e Frédéric Meinders. Entre 2002 e 2008, concluiu com nota máxima a graduação e o mestrado na Universidade de Música de Karlsruhe, Alemanha, na classe da professora Fany Solter.

Foi vencedor de vários concursos nacionais de piano, como Arnaldo Estrella, (Juiz de Fora), Jovens Solistas da Sinfônica de Porto Alegre, Governador Valadares, “Semana Guiomar Novaes”(SP), Arte Livre (SP) e o Franz Liszt (Niterói, RJ). Na Alemanha, foi vencedor dos concursos KulturFonds Baden V e “Dr. Herr Büttner” e em 2004 foi selecionado como bolsista para participar do Festival de Wagner em Bayreuth.

Atuou como solista em diversas orquestras, dentre as quais se destacam a Filarmônica de Bacau (Romênia) e as Sinfônicas de Minas Gerais, do Estado da Baixa Saxônia (Alemanha) e de Porto Alegre. Em junho de 2016, foi solista novamente da OSMG, sob a regência de Silvio Viegas, com o Terceiro Concerto de Rachmaninoff.

Leia mais:Série Jovens Pianistas 53ª Edição

Jovens PianistasPatrick Rodrigues, piano

Patrick Rodrigues é carioca, mas aos 10 anos se transferiu para Belém, onde iniciou seus estudos musicais no Conservatório Carlos Gomes.

Aos 11 anos teve seu primeiro contato com o piano, sob a orientação de Felipe Andrade e Silva e, devido ao seu grande talento imediatamente percebido pelo seu professor, em menos de um ano o apresentou ao instrumento, fazendo-o entrar direto no segundo ano do básico.

Em apenas três anos de estudos iniciais, com 13 anos de idade, chegou a solar o Concerto nº 20, em ré menor, de Mozart.

Seu desenvolvimento musical tão acelerado e facilidade técnica incomum à idade, permitiu ao seu professor se distanciar dos padrões e programas tradicionais do Conservatório, com o objetivo de progredir bem mais, em

Leia mais:Série Jovens Panistas 52ª Edição

Feeds

Publicidade

Banner direita 5
Cron Job Iniciado